Experiências do comer e da comida durante a pandemia: percepções de uma Nutricionista

Autores

  • Camila Rodrigues Azevedo Fiocruz Brasília

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.93

Palavras-chave:

Alimentação

Resumo

Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o estado de pandemia do novo coronavírus, chamado de Sars-Cov-2. A disseminação do vírus teve início na China e foi se espalhando ao redor do mundo, acometendo diversos países e contaminando uma grande quantidade de pessoas. Com a chegada da pandemia, o isolamento social passou a ser parte da rotina da população e a alimentação tomou um significado diverso a depender da disponibilidade, acesso e garantia do direito à alimentação. Compartilhamento de receitas e comemorações através das plataformas de redes sociais, higienização dos alimentos comprados nos supermercados, fortalecimento da comensalidade e outros diversos aspectos do comer foram observados durante esse período. Em contrapartida, uma grande parcela da população que já vivia em insegurança alimentar e nutricional passou para a fome extrema, não tendo o seu direito à alimentação adequada e saudável garantido. A proposta desse trabalho é apresentar as experiências do comer e da comida durante a pandemia através das percepções de uma Nutricionista em isolamento social.

Referências

1. Emenda Constitucional nº 64, de 4 de fevereiro de 2010. Altera o art. 6º da Constituição Federal, para introduzir a alimentação como direito social. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, Distrito Federal, fev.2010.
2. Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, Distrito Federal, set.2006.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Azevedo, C. R. (2020). Experiências do comer e da comida durante a pandemia: percepções de uma Nutricionista. Revista De Alimentação E Cultura Das Américas, 2(2), 240–244. https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.93

Edição

Seção

Narrativa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.