Aproximação à análise da alimentação e nutrição na perspectiva da alimentação real
DOI:
https://doi.org/10.35953/raca.v3i2.137Palavras-chave:
Alimentação, Política Nutricional, Alimentos, Dieta e Nutrição, Antropologia da Alimentação; Hábitos Alimentares; Crenças Sobre Alimentação; Alimentação e CulturaResumo
O padrão alimentar atualmente promovido e dominante é caracterizado pela forte industrialização e pela presença de alimentos ultraprocessados cujo perfil nutricional afeta a saúde, além de gerar implicações sociais, culturais, econômicas e ambientais negativas associadas às formas de produção, processamento, distribuição e consumo desses produtos, promovendo um distanciamento entre o ser humano e a alimentação, deteriorando a cultura alimentar e invisibilizando a alimentação como fato social. Este documento reflete sobre a importância de migrar para um padrão alimentar baseado em alimentos reais e apresenta a alimentação real como proposta de análise de questões alimentares e nutricionais. alimentação real é uma concepção vanguardista e pouco teorizada, poderia ser identificada como um padrão alimentar que supera a visão limitada do nutricionismo, por sua vez, representa um baixo impacto ambiental, é pertinente do ponto de vista sociocultural e promove a adoção de estilos de vida saudável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Alimentação e Cultura das Américas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.