Iatrogenia e Estigma de Obesidade

Autores

  • Kênya Lima
  • Maria do Carmo Soares de Freitas Universidade Federal da Bahia
  • Paulo Gilvane Lopes Pena

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v1i1.21

Palavras-chave:

Obesidade

Resumo

Apresenta-se uma breve descrição de obesidade com objetivo de analisar os significados de obesidade em profissionais de saúde e a alteridade que envolve o tema e provoca iatrogenia. O atendimento clínico com pessoas obesas revela como o estigma de obesidade torna-se iatrogênico. Este artigo apresenta cenas nas quais o estigma de obesidade é narrado como sofrimento de mulheres obesas em busca de cuidado em Salvador, Bahia.  Angústia, sofrimento, inadequação, esgotamento moral e preconceito são alguns dos sentidos de obesidade conhecidos neste estudo. As pacientes se veem obesas e incompreendidas. Conclui-se sobre a necessidade de uma ética-humanista para reorientar práticas profissionais em saúde especificamente obesidades, com a finalidade de cuidar e evitar o agravamento de problema.  Palavras Chaves: Obesidade; Iatrogenia; Estigma de obesidade; profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Soares de Freitas, Universidade Federal da Bahia

Nutricionista, Doutora em Saúde Coletiva. Programa de Pós-graduação em Alimentos Nutrição e Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: carmofreitas@uol.com.br.

Paulo Gilvane Lopes Pena

Médico, Doutor em Sócio-Économie du Développement (EHESS - Paris). E-mail: plena@uol.com.br.

Downloads

Publicado

25-06-2020

Como Citar

Lima, K., Freitas, M. do C. S. de, & Pena, P. G. L. (2020). Iatrogenia e Estigma de Obesidade. Revista De Alimentação E Cultura Das Américas, 2(1), 4–20. https://doi.org/10.35953/raca.v1i1.21

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.