“Eu que lute nessa quarentena pra ficar com corpo desse”: discursos sobre corpo e alimentação nas redes sociais em tempos de isolamento social

Autores

  • Vanusa Alves Pedral UFBA-IMS
  • Poliana Cardoso Martins Universidade Federal da Bahia
  • Fernanda Rodrigues de Oliveira Penaforte Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.74

Palavras-chave:

Rede social; Coronavírus; Distanciamento social; Imagem corporal

Resumo

O distanciamento social foi adotado como a principal  medida de enfrentamento à Covid-19, e as redes sociais ganharam destaque como forma de garantir a interação social, momentos de lazer e acesso à informações. Apesar de suas potências, a interação nas redes sociais pode fortalecer a idealização da magreza e o reforço ao estigma do peso. O presente estudo, amparado na abordagem qualitativa, avaliou o conteúdo de comentários associados à publicações centradas na exposição corporal de 10 perfis de mulheres consideradas influenciadoras fitness no Instagram. Foi selecionada uma publicação de cada influenciadora, postada durante o primeiro mês da quarentena. Os comentários foram divididos em três categorias: O medo de engordar e a sombra do estigma do peso; Conflitos corporais, comparações e desejo de mudança do próprio corpo; e Desmerecimento, culpabilização e conflitos em relação à própria alimentação.  Observou-se, pelos comentários, grande preocupação com o ganho de peso, associada às mudanças no comportamento alimentar e a falta de atividade física geradas pela quarentena, reforçando o estigma social da obesidade.  Ademais, constatou-se exaltação da magreza, permeada pelo desejo de modificação do próprio corpo como forma de alcançar as realizações pessoais associadas a ele, atrelada a ideia de que é algo fácil e dependente apenas de esforço individual.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Pedral, V. A., Cardoso Martins, P., & de Oliveira Penaforte, F. R. (2020). “Eu que lute nessa quarentena pra ficar com corpo desse”: discursos sobre corpo e alimentação nas redes sociais em tempos de isolamento social. Revista De Alimentação E Cultura Das Américas, 2(2), 69–88. https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.74

Edição

Seção

Artigo