Cultura alimentar venezuelana: culinária criolla e sua associação com dados de consumo da encuesta nacional de presupuestos familiares 2008-2009

Autores

  • Isabella Moura Brazil Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Filipe Pessoa dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Camila Pinheiro Coura Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Daniela Alves Minuzzo Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-2771-5914

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v2i1.18

Palavras-chave:

Culinária criolla; Venezuela; Arepa; Consumo alimentar

Resumo

No intuito de aprofundar conhecimentos acerca da cultura alimentar latino-americana, a partir da investigação da cultura alimentar venezuelana, o termo “culinária criolla” aporta neste trabalho como ponto de partida para a identificação das principais preparações tradicionais do país. A partir desse levantamento aprofundado, a pesquisa objetivou associar tais pratos típicos aos ingredientes e preparações mais consumidos atualmente na Venezuela por meio dos dados sobre consumo alimentar fornecidos pela IV Encuesta Nacional de Presupuestos Familiares (ENPF) 2008-2009. Foi constatado que os pratos típicos da culinária criolla constam entre as preparações mais consumidas do país, entretanto, a sua presença se mostrou restrita a alguns pratos. A arepa destacou-se como prato típico da culinária criolla mais consumido, presente, ainda hoje, em todas as refeições venezuelanas. Apenas cinco das dez preparações selecionadas como as principais receitas criollas foram encontradas nos relatos de consumo fornecidos pela IV ENPF, sendo restritas a algumas refeições. Conclui-se que a preservação da culinária criolla no cotidiano no venezuelano não se mostrou marcante de acordo com a proporção de refeições realizadas e a totalidade de receitas selecionadas, tendo sido identificadas somente: a arepa, a hallaca, as empanadas, o pabellón e la crema de caraotas negras.

Biografia do Autor

Isabella Moura Brazil, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atua na área de gestão de alimentos e bebidas no mercado de restaurantes da cidade do Rio de Janeiro.

Filipe Pessoa dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), e atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Saúde, do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Camila Pinheiro Coura, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2006), graduação em Gastronomia pela Universidade Estácio de Sá (2007) e mestrado em Nutrição pela UFRJ (2013). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ e atua há cinco anos como professora Assistente do Curso de Gastronomia do INJC da UFRJ na área de Culinária Internacional, ministrando as disciplinas de Culinária Francesa e Culinária das Américas. Tem experiência na área de Gastronomia com ênfase em Culinária Internacional.

Daniela Alves Minuzzo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ciência de Alimentos pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), bacharel em Nutrição pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (2015) e tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Estácio de Sá (2009). Há cinco anos atua como Professora Assistente de Culinária Internacional no curso de Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ, ministrando disciplinas de Culinária das Américas, Culinária Francesa e Alimentação Vegetariana. Possui experiência em produção de alimentos para alimentação coletiva, docência e pesquisa em alimentos e bioatividade.

Downloads

Publicado

25-06-2020

Como Citar

Brazil, I. M., dos Santos, F. P., Coura, C. P., & Minuzzo, D. A. (2020). Cultura alimentar venezuelana: culinária criolla e sua associação com dados de consumo da encuesta nacional de presupuestos familiares 2008-2009. Revista De Alimentação E Cultura Das Américas, 2(1), 21–43. https://doi.org/10.35953/raca.v2i1.18

Edição

Seção

Artigo