Análise da implementação dos dispositivos legais sobre a promoção da alimentação saudável e a comercialização de alimentos em escolas públicas e privadas: um estudo de caso do Estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Ana Luiza Sander Scarparo Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-6514-8549
  • Larissa Loures Mendes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giorgia Castilho Russo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
  • Patrícia Chaves Gentil Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
  • Raquel Canuto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v4i1.155

Palavras-chave:

alimentação saudável, ambiente alimentar, escola, legislação

Resumo

A alimentação escolar está relacionada a todos os atos ligados ao comer dentro do ambiente escolar. É imprescindível que o espaço escolar, por meio de políticas públicas, garanta opções de alimentos de qualidade e condições de escolhas alimentares saudáveis. Essa pesquisa teve como objetivo investigar a situação da implementação da Lei nº 15.216/2018 e do Decreto nº 54.994/2020, que dispõe sobre a promoção da alimentação saudável e proíbe a comercialização de produtos em cantinas e similares instalados em escolas públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Sul, identificando os obstáculos e potencialidades, bem como ações que poderiam contribuir para a sua plena implementação. O trabalho consistiu em um estudo de caso, que utilizou como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, com os formuladores e executores da legislação. De forma geral, observou-se que a maioria das ações de implementação estão mais ligadas às adequações nos alimentos comercializados nas cantinas e iniciaram com a publicação da Lei. Nas escolas estaduais não houve renovação de contratos com as cantinas nem novas licitações. Verificou-se a necessidade de sensibilização da comunidade escolar, principalmente pais e responsáveis, pois as crianças estão consumindo os alimentos proibidos trazidos de casa. Constatou-se a importância da assessoria e capacitação aos cantineiros quanto aos ingredientes utilizados no preparo dos alimentos, para novas receitas serem saudáveis, mas também saborosas. Os dados sinalizam a relevância de considerar a promoção da alimentação saudável em todos os espaços do ambiente escolar, reforçando a demanda de ações articuladas entre gestores, professores, cantineiros e nutricionistas.

Biografia do Autor

Ana Luiza Sander Scarparo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências. Departamento de Nutrição da Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Brasil. 

Larissa Loures Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Enfermagem. Departamento de Nutrição da Faculdade de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais. Brasil. 

Giorgia Castilho Russo, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Mestranda em intervenções de políticas públicas de saúde pela Faculdade de Saúde Pública. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. São Paulo, Brasil. 

Patrícia Chaves Gentil, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Mestre em Nutrição Humana. Universidade Federal de Brasília. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. São Paulo, Brasil. 

Raquel Canuto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências Médicas: endocrinologia. Departamento de Nutrição da Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Brasil. 

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

1.
Sander Scarparo AL, Loures Mendes L, Castilho Russo G, Chaves Gentil P, Canuto R. Análise da implementação dos dispositivos legais sobre a promoção da alimentação saudável e a comercialização de alimentos em escolas públicas e privadas: um estudo de caso do Estado do Rio Grande do Sul. Rev. Alim. Cult. Amer [Internet]. 31º de julho de 2023 [citado 19º de novembro de 2024];4(1):45-69. Disponível em: https://raca.fiocruz.br/index.php/raca/article/view/155

Edição

Seção

Artigos