Análise da implementação dos dispositivos legais sobre a promoção da alimentação saudável e a comercialização de alimentos em escolas públicas e privadas: um estudo de caso do Estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Ana Luiza Sander Scarparo Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-6514-8549
  • Larissa Loures Mendes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giorgia Castilho Russo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
  • Patrícia Chaves Gentil Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
  • Raquel Canuto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v4i1.155

Palavras-chave:

alimentação saudável, ambiente alimentar, escola, legislação

Resumo

A alimentação escolar está relacionada a todos os atos ligados ao comer dentro do ambiente escolar. É imprescindível que o espaço escolar, por meio de políticas públicas, garanta opções de alimentos de qualidade e condições de escolhas alimentares saudáveis. Essa pesquisa teve como objetivo investigar a situação da implementação da Lei nº 15.216/2018 e do Decreto nº 54.994/2020, que dispõe sobre a promoção da alimentação saudável e proíbe a comercialização de produtos em cantinas e similares instalados em escolas públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Sul, identificando os obstáculos e potencialidades, bem como ações que poderiam contribuir para a sua plena implementação. O trabalho consistiu em um estudo de caso, que utilizou como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, com os formuladores e executores da legislação. De forma geral, observou-se que a maioria das ações de implementação estão mais ligadas às adequações nos alimentos comercializados nas cantinas e iniciaram com a publicação da Lei. Nas escolas estaduais não houve renovação de contratos com as cantinas nem novas licitações. Verificou-se a necessidade de sensibilização da comunidade escolar, principalmente pais e responsáveis, pois as crianças estão consumindo os alimentos proibidos trazidos de casa. Constatou-se a importância da assessoria e capacitação aos cantineiros quanto aos ingredientes utilizados no preparo dos alimentos, para novas receitas serem saudáveis, mas também saborosas. Os dados sinalizam a relevância de considerar a promoção da alimentação saudável em todos os espaços do ambiente escolar, reforçando a demanda de ações articuladas entre gestores, professores, cantineiros e nutricionistas.

Biografia do Autor

Ana Luiza Sander Scarparo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências. Departamento de Nutrição da Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Brasil. 

Larissa Loures Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Enfermagem. Departamento de Nutrição da Faculdade de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais. Brasil. 

Giorgia Castilho Russo, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Mestranda em intervenções de políticas públicas de saúde pela Faculdade de Saúde Pública. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. São Paulo, Brasil. 

Patrícia Chaves Gentil, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Mestre em Nutrição Humana. Universidade Federal de Brasília. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. São Paulo, Brasil. 

Raquel Canuto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências Médicas: endocrinologia. Departamento de Nutrição da Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Brasil. 

Referências

Reed SF, Viola JJ, Lynch K. School and community-based childhood obesity: Implications for policy and practice. Journal of Prevention & Intervention in the Community. 2014;42(2):87-94.

Stallings, V. A. et al. Nutrition Standards for Foods in Schools: Leading the Way Toward Healthier Youth. National Academies Press, 2007.

O’toole, T.P. et al. Nutrition services and foods and beverages available at school: results from the School Health Policies and Programs Study 2006. Journal of School Health, 2007;77(8):500-521.

Story, M.; Nanney, M.S.; Schwartz, M.B. Schools and obesity prevention: creating school environments and policies to promote healthy eating and physical activity. Milbank Quarterly, 2009;87(1):71-100.

Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). School Food and Nutrition Framework. Rome, 2019.

Swinburn, B.; Egger, G.; Raza, F. Dissecting obesogenic environments: the development and application of a framework for identifying and prioritizing environmental interventions for obesity. Preventive Medicine. 1999;29(6):563-570.

Boog, M.C.F. O Professor e a alimentação escolar: ensinando a amar a terra e o que a terra produz. Campinas, SP: Komedi, 2008.

Barbosa, N.V.S. et al. Alimentação na escola e autonomia - desafios e possibilidades. Ciênc. saúde coletiva, 2013;18(4):937-945.

Amorim, N.F.A. et al. Implantação da cantina escolar saudável em escolas do Distrito Federal, Brasil. Rev. Nutr., 2012;25(2):203-217.

Gabriel C.G. et al. Avaliação de um programa para promoção de hábitos alimentares saudáveis em escolares de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Rev Bras Saúde Matern Infant 2008; 8:299-308.

Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística (IBGE). Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: 2015. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2016.

Bloch, K. V. et al. ERICA: prevalence of hypertension and obesity in Brazilian adolescents. Rev. Saúde Pública, 2016;50(supl.1).

Brasil. Portaria Interministerial nº 1.010, de 8 de maio de 2006. Diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. Diário Oficial da União, 2006.

Brasil, Presidência da República, Casa Civil. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola os alunos da educação básica. Diário Oficial da União, 2009.

Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 8.553, de 3 de novembro de 2015. Institui o Pacto Nacional para Alimentação Saudável. 2015.

Cohen, J.F.; Richardson, S.A.; Cluggish, S.A.; Parker, E.; Catalano, P.J.; Rimm, E.B. Effects of choice architecture and chef-enhanced meals on the selection and consumption of healthier school foods: a randomized clinical trial. JAMA Pediatr, 2015.

Micha, R.; Karageorgou, D.; Bakogianni, I.; Trichia, E.; Whitsel, L.P.; Story, M.; Peñalvo, J.L.; Mozaffarian, D. Effectiveness of school food environment policies on children's dietary behaviors: A systematic review and meta-analysis. PLoS One, 2018.

Brasil. Lei nº 15.216/2018. Dispõe sobre a promoção da alimentação saudável e proíbe a comercialização de produtos que colaborem para a obesidade, diabetes, hipertensão, em cantinas e similares instalados em escolas públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Sul. Publicada no Diário Oficial do Estado n.º 145, de 31 de julho de 2018.

Brasil. Decreto nº 54.994/2020. Regulamenta a Lei nº 15.216, de 30 de julho de 2018, que dispõe sobre a promoção da alimentação saudável e proíbe a comercialização de produtos que colaborem para a obesidade, diabetes e hipertensão em cantinas e similares instalados em escolas públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Sul. Palácio Piratini, em Porto Alegre, 17 de janeiro de 2020.

Brasil. Decreto nº 54.319/2018. Institui Grupo de Trabalho com a finalidade de regulamentar a Lei nº 15.216, de 30 de julho de 2018, propondo normativas atinentes à alimentação saudável e à proibição de comercialização, em cantinas e similares instaladas em escolas públicas e privadas do Estado, de produtos que colaborem para a obesidade, o diabetes e a hipertensão. Palácio Piratini, em Porto Alegre, 13 de novembro de 2018.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.

Brasil, Presidência da República, Secretaria Geral. Lei nº 13.666, de 16 de maio de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2018.

Meirinhos, M.; Osório, A. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EDUSER: revista de educação, 2010(2).

Yin, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5a ed. Porto Alegre: Bookman; 2015.

Ventura, M.M. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Rev SOCERJ. 2007;20(5):383-386

Triviños, A.N. Bases Teórico-Metodológicas da Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais. Ideias Gerais para a elaboração de um Projeto de Pesquisa. Cadernos de Pesquisa Ritter dos Reis. Vol IV. nov. 2001. 2ª ed. Porto Alegre. Faculdades Integradas Ritter dos Reis, 2001.

Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: edições 70, 2016.

Brasil. Secretaria de Estado da Educação. departamento Pedagógico. Ciências da Natureza. Referencial Curricular Gaúcho. Porto Alegre, 2018.

Conselho Federal de Nutricionistas. Resolução do CFN º 600/2018. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, indica parâmetros numéricos mínimos de referência, por área de atuação, para a efetividade dos serviços prestados à sociedade e dá outras providências.

Ruwer, C.M.; Mainbourg, E.M.T. Promoção da alimentação saudável em escolas Particulares. Vig Sanit Debate 2015;3(1):67-74.

Brasil, Presidência da República, Casa Civil. Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977. Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 1977.

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

Sander Scarparo, A. L., Loures Mendes, L., Castilho Russo, G., Chaves Gentil, P., & Canuto, R. (2023). Análise da implementação dos dispositivos legais sobre a promoção da alimentação saudável e a comercialização de alimentos em escolas públicas e privadas: um estudo de caso do Estado do Rio Grande do Sul. Revista De Alimentação E Cultura Das Américas, 4(1), 45–69. https://doi.org/10.35953/raca.v4i1.155

Edição

Seção

Artigo