Comer em tempos de Covid-19: a experiência de um morador em uma comunidade carente

Autores

  • Elaine Zanazi de Almeida UFBA
  • Maria do Carmo Soares de Freitas
  • Gardênia Abreu Vieira Fontes
  • Geilson Reis de Andrade
  • Zilda Maria Dourado Silva
  • Adriano de Souza Santos

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.49

Palavras-chave:

Covid-19, Comida, Remanescente quilombola urbano

Resumo

Este trabalho trata de uma análise narrativa sobre o comer em uma comunidade carente, território remanescente quilombola e as relações compreensivo-hermenêuticas que se estabeleceram naquele espaço simultaneamente ao advento da pandemia por Covid-19. Foram analisadas narrativas de um membro do Quilombo do Orobu, localizado na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, obtidas de modo virtual. Utilizou-se a metodologia interpretativa com contribuições dos escritos de Gadamer, que remeteu aos significados histórico-sociais para interpretação do comer, da fome, do mundo do trabalho, do pertencimento e do distanciamento físico como medida de prevenção ao novo coronavírus em uma comunidade culturalmente aglomerada. A principal contribuição da interpretação dessa experiência narrativa surge da percepção de moradores da comunidade quanto a ausência de escuta ativa por parte do poder público, pertencimento alimentar ancestral e a compreensão aparentemente antagônica de isolamento sociointerativo dos moradores para enfrentar o Covid-19. Para um momento pós-pandêmico, veio à tona a interpretação da necessidade de discussões sobre a renda mínima infantil relacionada à alimentação escolar para crianças de baixa renda como medida de proteção à Segurança Alimentar e Nutricional na comunidade.

Biografia do Autor

Elaine Zanazi de Almeida, UFBA

Nutricionista, Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde, área de Concentração Alimentação, Nutrição e Cultura pela Escola de Nutrição da UFBA.

Maria do Carmo Soares de Freitas

Nutricionista, Doutora em Saúde Pública pelo ISC-UFBA.

Gardênia Abreu Vieira Fontes

Nutricionista, Doutora em Saúde Pública pelo ISC-UFBA.

Geilson Reis de Andrade

Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia/UnEB. Organizador do Curso Popular Pré-ENEM Quilombo do Orobu. Idealizador da Proposta Interfavelação.

Zilda Maria Dourado Silva

Socióloga, Pós-graduada em História e Cultura Afro-Brasileira pela UFBA. Ativista solidária ao Movimento Social Cabula Vive.

Adriano de Souza Santos

Gestor de Organizações e Projetos Sociais, Pós-graduado em Gestão de Organizações e Projetos Sociais/UNIFACS. Ativista Solidário do Movimento Nacional de Catadores, da Federação de Pesca Artesanal da Bahia (FAPESCA) e da Coordenação Estadual de Comunidades Quilombolas (CONAQ).

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

de Almeida, E. Z., de Freitas, M. do C. S., Fontes, G. A. V., de Andrade, G. R., Silva, Z. M. D., & Santos, A. de S. (2020). Comer em tempos de Covid-19: a experiência de um morador em uma comunidade carente. Revista De Alimentação E Cultura Das Américas, 2(2), 287–301. https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.49

Edição

Seção

Narrativa