Os desafios da posse da terra para os patrimônios alimentares de quilombos em Goiás

Autores

  • Denise Oliveira Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v3i2.143

Palavras-chave:

Quilombos, Patrimônio Alimentar

Resumo

A importância das comunidades quilombolas do cerrado no Estado de Goiás pode contribuir para manter a biodiversidade com base em seus saberes tradicionais para promover a  garantia da sociobiodiversidade deste bioma. A partir da realização de abordagem etnográfica sobre os patrimônios alimentares foi possivel a influência do racismo histórico e estrutural como matriz  de conflitos fundiários, o avanço do agronegócio na região que tem promovido problemas ambientais. O legado de patrimônios alimentares tem sido mantido por estratégias de resiliência que precisam atravessar a fronteira de luta solitária destas comunidades para serem protegidas pelo Estado mediante a políticas públicas que promovam proteção social pela junção de dimensões de sustentabilidade e inclusão econômico-social. Pela combinação de sua sabedoria ancestral  e inovações tecnológicas de sistemas agroecológicos para promover benefícios a natureza e à sociedade de forma sustentável. Pela valorização de conhecimentos e patrimônios alimentares saudáveis e sustentáveis, sem deixar ninguém para trás e para tornar a  vida humana possivel  no planeta.

 

 

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

Denise Oliveira, Fiocruz

Pesquisadora Titular da Gerencia Regional de Brasilia da Fundação Oswaldo Cruz. Mestre em Ciência da Alimentação pela Universidade de Gand Belgica e Mestre em Ciências da Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, da FIOCRUZ. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasilia e Pós-doutora em Antropologia da Alimentação pela Ecole des Hautes Etudes en Science Sociales de Paris, França. Professora do Programa de Pós Graduação Políticas Públicas da Escola Fiocruz de Governo e professora Associada ao Programa de Nutrição Humana da Universidade de Brasilia. Coordenadora do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares  e Editora Chefe da Revista de Alimentação e Cultura das Américas (RACA). 

Downloads

Publicado

01-01-2023

Como Citar

Oliveira, D. (2023). Os desafios da posse da terra para os patrimônios alimentares de quilombos em Goiás. Revista De Alimentação E Cultura Das Américas, 3(2), 8–22. https://doi.org/10.35953/raca.v3i2.143

Edição

Seção

Artigo