Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE - Distrito Federal

Autores

  • Fábio Libório Rocha Centro Universitário do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v3i2.136

Palavras-chave:

Candomblé, Oubajé, Comida de Santo, Práticas Comunais

Resumo

Neste artigo o objetivo é tratar da celebração de Olubajé a partir de uma experiência vivida em um terreiro de Candomblé da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito federal e Entorno – Ride-DF.  A metodologia segue o caminho da abordagem etnográfica e se propõe a articular o conceito de dádiva do antropólogo Marcel Mauss à festa do Olubaje no Candomblé do Distrito Federal, como resultado de nossa pesquisa de campo de terreiros. No terreiro vivido na festa do Olubaje, verifica-se uma fartura de comida que é oferecida gratuitamente à todos os presentes, subvertendo à noção consumista e utilitarista do capitalismo atual. Percebe-se também que dentro do terreiro em tempos de Olubaje, o Orixá que rege a casa não necessariamente vai interferir nas escolhas alimentares. O que de fato irá determinar essas escolhas são: o período, as festas e os orixás de cada pessoa. Isso concorre ainda mais para a explicação conceitual da dádiva comunal sem intenções egoístas.

Biografia do Autor

Fábio Libório Rocha, Centro Universitário do Distrito Federal

Pós-doutor em psicologia clínica, Professor do Centro Universitário do Distrito Federal

Referências

(1) Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Terreiros do Distrito Federal e Entorno: Inventário Nacional de Referências Culturais. Brasília, DF: Iphan-DF, 2012.

(2) SABOURIN, Eric. Marcel Mauss: da dádiva à questão da reciprocidade. Caxambu, Minas Gerais: Sessão Especial “Marcel Mauss e as Ciências Sociais” do XXX Encontro Anual da Anpocs - Revista brasileira de ciências sociais - vol. 23 nº. 66, fevereiro/2008.

(3) GEERTZ, Clifford. Local Knowledge: Further Essays Interpretive Antropology: New York, NY. Basic Book, 1983.

(4) MANDARINO, Ana Cristina de Souza & GOMBERG, Estélio & FLORES, Reginaldo Daniel. Olubajé: ritual de ações terapêuticas e de comensalidades no Candomblé - In FREITAS, MCS., FONTES, GAV., and OLIVEIRA, N., Orgs. Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. Salvador: EDUFBA, 2008. 422 p. ISBN 978-85-232-0543-0.

(5) NOVAES, Luciana de Castro Nunes. As panelas das Feiticeiras - Uma etnografia do segredo e ritual de Iyami no Candomblé. Salvador: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Estudos Étnicos e Africanos, 2012.

(6) MANDARINO, Ana Cristina de Souza & GOMBERG, Estélio. (org.) Leituras afro-brasileiras: territórios, religiosidades e saúde. São Cristóvão, Salvador: UFS; EDUFBA, 2009.

(7) BENISTE, José. Dicionário Yorubá-Português. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

(8) DAMATTA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.

(9) ABRANTES, Samuel Sampaio. Atotô, Obaluayê Ajuberu. Um olhar semiológico sobre a indumentária de Obaluayê. Rio de Janeiro: UFRJ – EBA, dissertação de mestrado, 1996.

(10) MOTA, Emília Guimarães. Omolu quer todo mundo no Olubaje: o cotidiano de um terreiro goiano durante a pandemia. Natal: Artigo dossiê para a Revista Equatorial, Natal, v. 9, n. 16, jan./jun. 2022. ISSN: 2446-5674.

Downloads

Publicado

01-01-2023

Como Citar

Rocha, F. L. (2023). Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE - Distrito Federal. Revista De Alimentação E Cultura Das Américas, 3(2), 23–35. https://doi.org/10.35953/raca.v3i2.136

Edição

Seção

Artigo