É quizila do santo: vivências e interdições alimentares em um candomblé angola

Autores

  • Joise Maria Rego Santos Universidade Federal da Bahia
  • Sandra Maria Chaves dos Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v3i1.116

Palavras-chave:

Quizila, Tabu alimentar; Candomblé; Grupo com Ancestrais do Continente Africano

Resumo

O estudo tem como objetivo contribuir para a compreensão dos significados das interdições alimentares nas experiências alimentares de afro-religiosos do candomblé. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa em caráter de estudo de caso, realizado em um terreiro de candomblé de tradição cultural angola-banto. A pesquisa de campo baseou-se em entrevistas semiestruturadas direcionadas aos afro-religiosos, além de observações de campo. Para análise do material empírico foram adotados procedimentos de análise de conteúdo e abordagem compreensiva. As práticas alimentares no candomblé comportam interdições denominadas quizilas pautadas na relação que o alimento estabelece com os nkisi, entidades ancestrais. No estudo caracterizam-se as quizilas de âmbito coletivo que cumprem significado de identidade grupal e comunhão coletiva e ancestral; as quizilas profiláticas ou resguardos alimentares dos ritos de passagem e as quizilas pessoais relativas aos caminhos espirituais de cada indivíduo. Evidenciam-se sensibilizações somáticas promovidas pelas quizilas nos afro-religiosos apontando a ação dos ancestrais pelos alimentos. Como considerações finais, o estudo demonstrou que os significados das quizilas perpassam todo o viver alimentar dentro da lógica que concilia com uma cosmovisão em que elementos como a ancestralidade e a noção de imaterialidade perpassam as relações alimentares. A atenção às quizilas pelos religiosos ocorre num sentido de promover a resposta esperada dos nkisi mediante uso adequado dos alimentos nos rituais litúrgicos e na vida cotidiana.

Referências

(1) DUCROT, B. Gramática da língua kimbundu. Malanje: Missão da Sé Catedral de Malanje, 2013.

(2) LOPES, N. Bantos, malês e identidade negra. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2011.

(3) FERREIRA, A. B. de H. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed.- Curitiba: Positivo, 2010. 960p.

(4) CARNEIRO, E. Candomblés da Bahia. notas: Raul Lody, 9.ed. São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2008

(5) BIRDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luis antero Reto; Augusto Pinheiro, 1.ed. rev. e ampl. São Paulo: Edições 70, 2016.

(6) DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. Tradução: Monica Siqueira leite de Barros, Zilda Zakia Pinto. 2.ed. 2. reimpr. São Paulo: Perspectiva, 2014

(7) BASSI, F. As ojerizas do povo-de-santo: eficácias das quizilas. In.: TAVARES, F.; BASSI, F. (Org.) Para além a eficácia simbólica: estudos em ritual, religião e saúde – Salvador: EDUFBA, 2012 a .p. 201-226.

(8) BARROS, J. F. P. de; TEIXEIRA, Maria Lina Leão O código do corpo: inscrições e marcas dos oriás In.: MOURA, Carlos Eugênio Marconde de (Org.) Candomblé: religião de corpo e alma: tipos psicológicos nas religiões afro-brasileiras – Rio de Jaeiro: Pallas, 2000. P.103 – 138.

(9) RIBEIRO, D. de A. Concepções e Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional entre os Terreiros de Candomblé de Novos Alagados/BA. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia – Instituto de Saúde Coletiva Salvador-BA, 2013. 159 f.

(10) COSSARD-BINON, G. A filha de santo. In: MOURA, C. E. M. de (org.). Olóòrísà: Escritos sobre a religião dos Orixás. São Paulo: Ed. Ágora, 1981.

(11) MALUF, S W. Eficácia simbólica: dilemas teóricos e desafios etnográficos In.: TAVARES, Fátima; BASSI, Francesca (Org.) Para além a eficácia simbólica: estudos em ritual, religião e saúde – Salvador: EDUFBA, 2012. p. 29-59.

(12) BASSI, F. Revisitando tabus: as cautelas rituais do povo de santo. Religião e Sociedade Rio de Janeiro, v. 32, n.2 p.170-192, 2012b.

(13) AUGRAS, M. Quizilas e preceitos: transgressão, reparação e organização dinâmica do mundo. In: MOURA, C. E. M. de (org) Culto aos orixás: voduns e ancestrais nas religiões afro-brasileiras. 1.ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2011. p.157-196.

Downloads

Publicado

18-07-2022

Como Citar

Rego Santos, J. M., & Chaves dos Santos, S. M. (2022). É quizila do santo: vivências e interdições alimentares em um candomblé angola. Revista De Alimentação E Cultura Das Américas, 3(1), 28–51. https://doi.org/10.35953/raca.v3i1.116

Edição

Seção

Artigo