Crise de saúde e comida: impactos do confinamento nos hábitos alimentares da ilha de Mallorca

Autores

  • Margalida Mulet Pascual Observatorio de la Alimentación (ODELA)- Universidad de Barcelona (UB), Institut d’Antropologia de les Illes (IAI)
  • Diana Borràs Rhodes Institut d’Antropologia de les Illes Balears
  • Marina Calvo Institut d’Antropologia de les Illes Balears, Universidad Paris Nanterre

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.83

Palavras-chave:

Hábitos Alimentares; Confinamento; Covid 19; Maiorca; Peixe

Resumo

O objetivo deste artigo é determinar as mudanças e tendências nos hábitos alimentares durante os 99 dias de confinamento estrito na ilha de Maiorca (Espanha) devido à pandemia de Covid 19. A pesquisa é concebida como um estudo exploratório dentro de um trabalho posterior amplo em patrimônio imaterial, antropologia alimentar e cultura de pesca marítima. A obtenção dos dados quantitativos foi realizada a partir de um questionário online (google) a uma amostra não representativa composta por 330 pessoas contactadas pelo WhatsApp e por email através do método bola de neve. O artigo contém 3 seções de análise sobre hábitos de compra, hábitos de consumo e o pescado como produto diferenciado da pesquisa. Os resultados indicam que alguns padrões de oferta e consumo não mudaram significativamente, embora algumas práticas tenham sido alteradas, principalmente aquelas relacionadas à frequência de compra. Além disso, observa-se o surgimento de novos critérios na priorização de produtos na cesta de compras que estejam relacionados às representações de saúde, com a situação de incerteza coletiva e com as condições de acessibilidade e restrição de mobilidade se acentuando durante o período de confinamento. Outros aspectos interessantes do estudo revelam a incidência de maior conscientização quanto ao consumo de produtos locais e orgânicos. Nesse momento de crise, o consumidor prioriza o produto local confiando mais em sua qualidade.

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Mulet Pascual, M., Rhodes, D. B., & Calvo, M. (2020). Crise de saúde e comida: impactos do confinamento nos hábitos alimentares da ilha de Mallorca. Revista De Alimentação E Cultura Das Américas, 2(2), 32–52. https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.83

Edição

Seção

Artigo