Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • I. o manuscrito deve ser original, inédito e não estar sob avaliação em outro periódico científico.
  • II. na submissão do trabalho, devem ser postados dois arquivos, separadamente: o texto e a folha de rosto (documento suplementar). Haverá campos específicos para cada item.
  • III. o título do trabalho (artigo, ensaio, resenha ou relato de experiência em pesquisa) deve estar nos idiomas inglês, espanhol e português.
  • IV. o resumo estruturado em artigo, ensaio ou relato de experiência de pesquisa deve estar nos idiomas inglês, espanhol e português
  • V. os arquivos devem estar no formato microsoft word (doc, docx ou rtf).
  • VI. o trabalho deve seguir as normas de envio e formato indicados nas instruções para os autores.
  • VII. o trabalho de/para publicação não deve conter nenhuma informação sobre o autor ou autores como nome, e-mail, instituição e outros.
  • VIII. no caso do trabalho ter mais de um autor, todos devem ter seus nomes registrados no sistema no momento da submissão, pois não será permitido adicionar o nome de coautores após finalizado o envio. o ORCID, a instituição/afiliação e uma breve biografia devem ser preenchidos no cadastro.
  • IX. todos os autores do trabalho devem, obrigatoriamente, informar o número de registro do orcid (https://orcid.org/) no momento do cadastro no sistema da revista.
  • X. todos os autores com trabalhos aceitos para publicação serão convidados pelo editor chefe da raca. se aceitarem, para serem inseridos no banco de dados de consultores ad hoc.
  • XI. os artigos que apresentarem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos devem atender a declaração de Helsinque (1964)....e serem escritos no último parágrafo da seção metodologia do manuscrito.
  • XII. as opiniões emitidas e a integridade do conteúdo dos artigos são de absoluta responsabilidade de seus autores.
  • XIII. a submissão do manuscrito dever ser realizada, exclusivamente, pelo site da revista.
  • XIV. a folha de rosto deverá conter o nome completo do autor, titulação, nome por extenso da instituição a qual está ligado, cidade, país, endereço para correspondência, e-mail e o número de registro do ORCID.

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A RACA publica somente artigos inéditos e originais em formato digital, e que não estejam em avaliação em nenhum outro periódico simultaneamente. Os autores devem declarar essas condições no processo de submissão. Caso seja identificada a publicação ou submissão simultânea em outro periódico o artigo será desconsiderado.

Serão aceitas contribuições em Português, Inglês ou Espanhol.

Todos os autores dos artigos aceitos para publicação serão automaticamente inseridos no banco de consultores da revista, se comprometendo, portanto, a ficar à disposição para avaliarem artigos submetidos nos temas referentes ao artigo publicado.

A submissão de trabalhos para a revista é exclusiva para pesquisadores com titulação de doutor. Caso o autor principal não atenda ao requisito, a co-autoria deve se enquadrar na condição citada. Para fins de comprovação de título, no momento do cadastro deve ser indicado o ORCID.

O título completo do manuscrito, apresentado de forma concisa e informativa, deve estar em fonte Arial, tamanho 12, negrito, caixa alta nos idiomas Português, Inglês e Espanhol.

O resumo do manuscrito deve estar em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas. Máximo 250 palavras, num só parágrafo. Com exceção das seções Resenha, Entrevista e Ensaio, o resumo deve estar estruturado contendo os objetivos do estudo, a metodologia, os resultados e a conclusão.

As palavras-chave deverão ser de no mínimo três e de no máximo cinco, separadas por ponto e vírgula.

O corpo do manuscrito deve estar em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas, com o máximo de 20 páginas e o mínimo de 10 páginas, no caso de artigos e ensaios, sem considerar as referências. Resenhas e entrevistas deverão ter até 5 páginas. Tabelas e ilustrações deverão estar contidas no corpo do texto, em número máximo de 5. O negrito deverá ser usado, exclusivamente, para destacar subtítulos ou divisões do trabalho. Estes, sempre em tamanho 12, deverão ser apresentados em caixa alta e baixa (somente a primeira letra maiúscula).

Citações de mais de 3 linhas devem estar em fonte Arial, tamanho 11, com espaçamento simples entre as linhas, com recuo de 4 cm à esquerda, sem aspas. Citações que tratam de conteúdos relativos a normas, leis, artigos, decretos e outros, com mais de 3 linhas, devem estar em fonte Arial, tamanho 11, com espaçamento simples entre as linhas, centralizado, e com recuos de 3 cm em ambas as margens, sem aspas.

Recomenda-se que as imagens estejam com indicação de créditos, em formato JPG, excluindo-se o uso de arquivos BMP. Recomenda-se, ainda, que o tamanho das imagens em bytes seja o menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via internet.

O texto do manuscrito, quando for em formato de artigo original, deverá conter introdução, de metodologia, discussão, resultados e considerações finais. Ensaios deverão estar estruturados em introdução, desenvolvimento e conclusão. A estrutura de resenhas e entrevistas é livre.

A identificação do(s) autor(es) relacionados na referência bibliográfica deverá ser indicada no texto por algarismos arábicos entre parênteses, sobrescritos: (1) (2) (3).

Notas explicativas: devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas no rodapé das páginas, indicados no texto em algarismos romanos, sobrescritos.

Referências: as referências (somente as citadas ao longo do texto) devem apresentar os dados completos e seguir as Normas Vancouver para trabalhos científicos. Cada referência deverá ser escrita em fonte Arial, tamanho 11 (onze), espaçamento simples, sendo que não deverá haver espaçamento de linha entre uma e outra referências, mas apenas espaçamento de 6 pt após o parágrafo da referência. As referências bibliográficas devem ser listadas de acordo com a ordem de aparecimento no texto.

Ensaios

Essa seção publica ensaios elaborados com base em exposição lógica bem desenvolvida, formal, discursiva e concludente. O autor deve desenvolver argumentação com base na documentação empírica e bibliográfica, de forma estruturada e com boa interpretação (máximo de 8.000 palavras e 5 ilustrações)

Artigos

Essa seção publica artigos resultantes de pesquisa empírica (máximo de 6.000 palavras e 5 ilustrações) e artigos de revisão (máximo de 8.000 palavras e 5 ilustrações).

Resenha

Essa seção publica resenhas de livros ou teses que tratem da temática da revista (ximo de 1.400 palavras). O autor deve destacar a relevância da obra para o campo na qual está inserida, e produzir discussões críticas sobre ela. O formato é livre.

Narrativa

Relato breve com extensão máxima de 5 páginas, podendo conter imagens.

Relatos de experiência de pesquisa/ Narrativa

Essa seção publica relatos de experiência de pesquisa que possam contribuir de forma relevante para área temática da Raca. O texto dever ser objetivo, estabelecer ponderações e reflexões, embasar-se na experiência relatada e no seu respectivo aparato teórico (máximo de 6.000 palavras e 5 ilustrações).

Entrevistas

Essa seção publica transcrições de interlocuções realizadas com personalidades cuja contribuição seja relevante para revista RACA.

Política de Privacidade

Política de Privacidade

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.