Sobre a Revista

Linha editorial

A Raca tem como objetivo contribuir para dar visibilidade a estudos e pesquisas interdisciplinares para estimular a compreensão sinérgica de fatores macroestruturais, históricos, sociais, políticos e econômicos, e suas consequências nas escolhas, comportamentos, hábitos, crenças, tabus e práticas alimentares para povos e sociedades humanas.

Foco e escopo

São aceitos artigos originais, artigos de revisão de literatura, ensaios originais, resenhas de livros/teses e de entrevistas, e relatos de experiência de pesquisas sobre temas de interesse da revista nos idiomas inglês, espanhol e português.

A revista recebe submissões de trabalhos a qualquer momento (em fluxo contínuo), sendo publicado edital somente em caso de edição especial temática (suplemento ou dossiê), em que o período de recebimento tem um prazo determinado.

Periodicidade

É uma publicação semestral.

Processo de avaliação

Os trabalhos enviados à revista são submetidos à avaliação prévia (desk review) do Conselho Editorial, que pode recusar, caso considere que não atendem a linha editorial da revista e nem as instruções para autores, ou que não apresentam potencial para publicação.

Na etapa seguinte, os trabalhos são submetidos à avaliação pelo processo de double blind review. Caso os dois pareceres emitidos pelos avaliadores estejam em discordância, o editor decidirá por uma nova rodada de avaliação; aceitação do manuscrito para publicação; reenvio ao autor para reformulação ou rejeição justificada aos autores. São considerados critérios de avaliação: atualidade, originalidade e relevância do tema, consistência científica e respeito às normas éticas.

Ética

A RACA é membro efetivo e segue as orientações éticas do Committee on Publication Ethics (COPE) no que tange a: Alegações de má conduta; Autoria e Contribuição autoral; Reclamações e apelações; Dados e reprodutibilidade; supervisão ética; propriedade intelectual; gerenciamento do periódico; Processos de revisão por pares e Discussões e correções pós-publicação.

Pesquisas envolvendo seres humanos

Artigos que apresentem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos deverão observar os princípios éticos contidos da Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), da Associação Médica Mundial; e atender as legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada, deve ser considerada. Ademais, deverão conter uma clara afirmação deste cumprimento, como por exemplo a aprovação do comitê de ética, no último parágrafo da seção metodologia do manuscrito.

Conflito de interesses

Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

Participação dos autores e colaboradores

As contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo devem ser identificadas, seguindo as deliberações do ICMJE, considerando os seguintes aspectos: 1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; 2. Redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; 3. Aprovação final da versão a ser publicada. 4. Ser responsável por todos os aspectos do trabalho na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra. Essas quatro condições devem ser integralmente atendidas.

Agradecimentos

As menções em agradecimentos, quando houver, incluem instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios para serem coautores.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar sem empecilho o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A RACA usa a Licença Creative Commons CC-BY.

Política de Privacidade

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Pagamentos

Não serão cobradas quaisquer taxas de submissão, avaliação ou publicação.

Direitos Autorais

A Raca detém os direitos patrimoniais dos artigos, resenhas, ensaios e entrevistas que publica.

Arquivamento e interoperabilidade

A RACA usa licença LOCKSS e o protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative– Protocol for Metadata Harvesting) para armazenar e distribuir o conteúdo do periódico nas redes de bibliotecas e repositórios digitais.