Um jantar quase perfeito: cultura alimentar e socialização em um momento de crise

Autores

  • Isabela Albuquerque Ribeiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.81

Palavras-chave:

Alimentação, Cultura, França, Brasil, Pandemia

Resumo

No dia 11 de março de 2020, após o número de casos de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, aumentar expressivamente em territórios fora da China, a OMS declarava oficialmente a doença como uma Pandemia. A partir da necessidade do isolamento social para o controle da disseminação viral, esta narrativa se constrói a partir da experiência de duas brasileiras e três franceses que residiram, durante um período, na mesma casa, localizada no município de Niterói, Rio de Janeiro. Na primeira semana de isolamento social, o abastecimento de gêneros alimentícios e a necessidade da construção de um ambiente alimentar eram as questões que atingiam ambas nacionalidades. Ademais, há a reprodução do “Jantar quase perfeito”, show de entretenimento da televisão francesa, como resposta à monotonia alimentar que surge à certa altura do confinamento. Através das preparações culinárias realizadas por cada um dos cinco moradores da casa, percebeu-se como certas comidas remetiam à territórios, à determinados grupos sociais, a momentos em família, à contextos culturais específicos relacionados a experiência de vida individual, sem que a estas concepções estivessem desassociados reflexões sobre a desigualdade de acesso à uma alimentação adequada que atinge grande parte da população brasileira. Por fim, com as barreiras físicas do isolamento social impostas pela Pandemia do novo Coronavírus, a comida expressava naquele espaço suas mais profundas dimensões de sociabilidade, entre aqueles que podiam partilhá-la presencialmente. Trazendo à luz a reflexão de que indivíduos se alimentam também através de símbolos, preenchidos com a história e identidade de cada um.

Biografia do Autor

Isabela Albuquerque Ribeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Assistente Social graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com atuação na área da saúde. Atualmente graduanda do 6º período no curso de Nutrição, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui interesse pelas subáreas Saúde Pública; Epidemiologia; Alimentação, saúde e cultura; Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Ribeiro, I. A. (2020). Um jantar quase perfeito: cultura alimentar e socialização em um momento de crise. Revista De Alimentação E Cultura Das Américas, 2(2), 227–233. https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.81

Edição

Seção

Narrativa