Um jantar quase perfeito: cultura alimentar e socialização em um momento de crise
DOI:
https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.81Palavras-chave:
Alimentação, Cultura, França, Brasil, PandemiaResumo
No dia 11 de março de 2020, após o número de casos de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, aumentar expressivamente em territórios fora da China, a OMS declarava oficialmente a doença como uma Pandemia. A partir da necessidade do isolamento social para o controle da disseminação viral, esta narrativa se constrói a partir da experiência de duas brasileiras e três franceses que residiram, durante um período, na mesma casa, localizada no município de Niterói, Rio de Janeiro. Na primeira semana de isolamento social, o abastecimento de gêneros alimentícios e a necessidade da construção de um ambiente alimentar eram as questões que atingiam ambas nacionalidades. Ademais, há a reprodução do “Jantar quase perfeito”, show de entretenimento da televisão francesa, como resposta à monotonia alimentar que surge à certa altura do confinamento. Através das preparações culinárias realizadas por cada um dos cinco moradores da casa, percebeu-se como certas comidas remetiam à territórios, à determinados grupos sociais, a momentos em família, à contextos culturais específicos relacionados a experiência de vida individual, sem que a estas concepções estivessem desassociados reflexões sobre a desigualdade de acesso à uma alimentação adequada que atinge grande parte da população brasileira. Por fim, com as barreiras físicas do isolamento social impostas pela Pandemia do novo Coronavírus, a comida expressava naquele espaço suas mais profundas dimensões de sociabilidade, entre aqueles que podiam partilhá-la presencialmente. Trazendo à luz a reflexão de que indivíduos se alimentam também através de símbolos, preenchidos com a história e identidade de cada um.
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