De gourmet a caçador: alimentação e medo na pandemia

Autores

  • Patrício Carneiro Araújo Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.72

Palavras-chave:

Alimentação; Medo; Pandemia; Supermercados

Resumo

Este ensaio trata do cotidiano de pessoas que vivem nas metrópoles brasileiras e a respeito de aspectos do seu comportamento durante a pandemia de Covid-19. A reflexão resulta da experiência vivida pelo autor durante o confinamento imposto pelas políticas sanitárias de prevenção ao contágio pelo vírus, e da observação sistemática do comportamento das pessoas no que se refere às adaptações em torno da aquisição, preparação e do consumo dos alimentos durante a pandemia. Em diálogo com estudos concernentes à alimentação, cotidiano e consumo, o artigo demonstra que o comportamento da classe média na pandemia questiona a ideia de que as condutas de consumo se desenvolvem de forma progressiva e linear, num movimento do caçador ao gourmet. Ao se ver privada de comodidades como restaurantes e cozinheiras, a classe média retrocedeu à posição de caçadora do seu próprio alimento, num movimento distópico que subverte importantes narrativas da história da Gastronomia.

Biografia do Autor

Patrício Carneiro Araújo, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor Adjunto de Antropologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. 

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Araújo, P. C. (2020). De gourmet a caçador: alimentação e medo na pandemia. Revista De Alimentação E Cultura Das Américas, 2(2), 117–134. https://doi.org/10.35953/raca.v2i2.72

Edição

Seção

Ensaios