Àwo Fifè Nlá: comida de santo como cultura afro-brasileira

Autores

  • Fábio Libório Rocha Centro Universitário do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v3i1.128

Palavras-chave:

Comida de Santo. Ebó. Cultura Africana no Brasil. Candomblé.

Resumo

Este artigo trata da comida de santo do Candomblé refletindo sobre a sua condição como monumento nacional e patrimônio cultural material e imaterial do Brasil. A comida de santo que constitui o ebó do Candomblé agrega todas as instituições que uma cultura compõe, tanto a culinária, como a música, o vestuário, a religiosidade, uma coletânea de cânticos em língua iorubá, que compreendem elementos que produzem nossa cultura. Para abordar a temática foi realizado um levantamento bibliográfico de diversos artigos e livros científicos com foco no léxico comida de santo, nos variados candomblés de nosso país. Destaca-se possibilidades de cortes epistemológicos com base em Frantz Fanon sobre a negação da cultura negra e sugere-se a fenomenologia da comida de santo como discussão entre autores consagrados, conhecidos do grande público, e outros não, por terem publicado textos muito recentemente. A discussão está norteada pela seguinte questão: a comida de santo e o Candomblé servem a um novo conceito político de Estado brasileiro e que, portanto, permitem o ioruba como língua de culto exigindo uma nova política pública de identidade nacional? Ao compreender a comida de santo, constata-se que a cultura negra está fortemente presente na culinária cotidiana do brasileiro.

Biografia do Autor

Fábio Libório Rocha, Centro Universitário do Distrito Federal

Pós-doutor em psicologia clínica, Professor do Centro Universitário do Distrito Federal

Referências

Fanon, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

Cacciatore, O. G. Dicionário de Cultos Afro-Brasileiros: com a indicação da origem das palavras. Rio de Janeiro: Forense, 1988.

Coelho-costa, ER. Nos banquetes de candomblé os deuses comem: representatividade mitológica nas comidas de santo. Fortaleza – Ceará: Revista Ágora [ISSN 1982-6737]. Universidade Estadual do Ceará, Santa Cruz do Sul, v. 18, n. 1, p. 78-86, jan./jun. 2016. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/agora/inde.

Bastide, R. O candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo: Companhia das Letras, 1958.

Correia, BCV. Mais que uma oferenda: representações e resistências afro na cozinha brasileira (Recife, 1926-1945). Recife: Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura Regional) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2009.

Balandier, G. Anthropologie politique. Paris: P.U.F., 1969.

Faustino, DM. Frantz Fanon: um revolucionário, particularmente negro. 1ª. ed. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2018.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Ofício das Baianas de Acarajé. Brasília, DF: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2007. Acessado em:file:///C:/Users/Samsung/Desktop/Artigos%20Comida%20de%20Santo/Dossie_oficio_baianas_acaraje.pdf

Moscovici, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. 11ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.

Ricoeur, P. Historia y Narratividad. 8ªed. Barcelona: Paidós, 1999.

Cascudo, LC. História da Alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2004.

SOUSA JÚNIOR, VC. Comida de santo e comida de branco. Salvador: UFBA - Revista da Pós-graduação em Ciências Sociais. v.11, n.21, jan/jun. 2014.

Ribeiro Junior, A; Lima, TA. O que comem os orixás nos terreiros de candomblé de nação Ketu de Salvador, Bahia: uma perspectiva etnoarqueológica. Coimbra, Portugal: Mesas luso-brasileiras: alimentação, saúde & cultura. Vol.I. Coleção Digital Pombalina, 2018. Acesso em: https://ucdigitalis.uc.pt/pombalina/item/68116

Santos, FG. Economia e Cultura do Candomblé na Bahia: o comércio de objetos litúrgicos afro-brasileiros - 1850/1937 [online]. Ilhéus, BA: Editus, 2013. ISBN 978-85-7455-446-4. Disponível em: http://books.scielo.org>.

Santos, OJ. O ebó no culto aos orixás. Rio de Janeiro: Pallas, 1993.

Moura, R. Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro. — 2ª edição — Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Dep. Geral de Doc. e Inf. Cultural, Divisão de Editoração, 1995.

Gonçalves, FS.; Oliveira, DC. A comida dos homens e a comida dos espíritos: um estudo sobre práticas alimentares no Candomblé e na Umbanda. Niterói/RJ: artigo do VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo - Universidade Federal Fluminense, 2016.

Cascudo, LC. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª.ed. ilustrada. São Paulo: Global, 1993.

Carvalho, JJ. A Tradição Mística Afro-Brasileira. In- Revista Religião e Sociedade, Vol. 18, nº. 2, maio de 1998.

Gomes, LB.; MORAES, VS. Comida de santo como atrativo cultural. Recife: artigo do IX Congresso do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica - NUPIC, Faculdade Frassinetti do Recife, 2014. Disponível em: https://publicacoes.fafire.br/diretorio/nupic/nupic_2013_07.pdf.

Hora, M. Trilhando os sabores da tradição: Percursos gastronômicos de Feira de Santana-BA. Salvador: Segundo Selo, 2021.

Downloads

Publicado

18-07-2022

Como Citar

Rocha, F. L. (2022). Àwo Fifè Nlá: comida de santo como cultura afro-brasileira . Revista De Alimentação E Cultura Das Américas, 3(1), 66–87. https://doi.org/10.35953/raca.v3i1.128

Edição

Seção

Artigo