Àwo Fifè Nlá: comida de santo como cultura afro-brasileira

Autores

  • Fábio Libório Rocha Centro Universitário do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.35953/raca.v3i1.128

Palavras-chave:

Comida de Santo. Ebó. Cultura Africana no Brasil. Candomblé.

Resumo

Este artigo trata da comida de santo do Candomblé refletindo sobre a sua condição como monumento nacional e patrimônio cultural material e imaterial do Brasil. A comida de santo que constitui o ebó do Candomblé agrega todas as instituições que uma cultura compõe, tanto a culinária, como a música, o vestuário, a religiosidade, uma coletânea de cânticos em língua iorubá, que compreendem elementos que produzem nossa cultura. Para abordar a temática foi realizado um levantamento bibliográfico de diversos artigos e livros científicos com foco no léxico comida de santo, nos variados candomblés de nosso país. Destaca-se possibilidades de cortes epistemológicos com base em Frantz Fanon sobre a negação da cultura negra e sugere-se a fenomenologia da comida de santo como discussão entre autores consagrados, conhecidos do grande público, e outros não, por terem publicado textos muito recentemente. A discussão está norteada pela seguinte questão: a comida de santo e o Candomblé servem a um novo conceito político de Estado brasileiro e que, portanto, permitem o ioruba como língua de culto exigindo uma nova política pública de identidade nacional? Ao compreender a comida de santo, constata-se que a cultura negra está fortemente presente na culinária cotidiana do brasileiro.

Biografia do Autor

Fábio Libório Rocha, Centro Universitário do Distrito Federal

Pós-doutor em psicologia clínica, Professor do Centro Universitário do Distrito Federal

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Publicado

18-07-2022

Como Citar

1.
Rocha FL. Àwo Fifè Nlá: comida de santo como cultura afro-brasileira . Rev. Alim. Cult. Amer [Internet]. 18º de julho de 2022 [citado 30º de dezembro de 2024];3(1):66-87. Disponível em: https://raca.fiocruz.br/index.php/raca/article/view/128

Edição

Seção

Artigos